A SGQ está no mercado de consultoria ISO 9001 desde 1990.
A norma ISO 9001 estabelece requisitos para implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade de forma bastante aberta e abrangente, ficando por conta das empresas a análise e detalhamento das ações a serem tomadas para adequação a tais requisitos.
Em geral, as empresas possuem, mesmo informalmente, ações e processos que, ao menos parcialmente, atendem a tais requisitos, necessitando apenas de sua formalização.
Seguindo esta filosofia, a SGQ atua no sentido de auxiliar seus clientes na adequação e formalização ao nível necessário para cumprir tais requisitos. Adotamos esta política pelos seguintes motivos:
a) Julgamos vital para o sucesso do projeto e posterior manutenção, preservar a cultura da empresa. Mudanças impostas e desnecessárias normalmente levam a desmotivação e tendência de se voltar a antiga prática (que funcionava !);
b) Adequações necessárias devem ser amplamente discutidas e negociadas.
Qualquer ponto da norma que não esteja sendo atendido deverá ser discutido com os profissionais que exercem a atividade em questão. O consultor da SGQ dará sugestões possíveis, mas, a decisão deverá ser tomada em consenso entre os profissionais da área. Dessa forma, a idéia é comprada e a probabilidade de sucesso é total.
c) A formalização deve ser a mínima necessária para atender aos requisitos.
Esse é o nosso principal desafio! Formalizar sem engessar a empresa, sem tirar a liberdade de criação e inovação, fatores fundamentais para que qualquer empresa se mantenha no mercado. A palavra “BUROCRACIA” não deve fazer parte do Sistema ISO 9001.
Os seguintes benefícios serão atingidos, ao final da implantação e certificação do Sistema de Gestão da Qualidade:
a) reconhecimento por entidade independente de que o Sistema de Gestão da Qualidade atende a requisitos normativos;
b) redução de custos através da prevenção de falhas;
c) aumento da satisfação dos clientes;
d) adequado nível de confiança nos serviços executados;
e) contínuo aperfeiçoamento da qualidade;
f) promoção da imagem da empresa;
g) contribuição para a obtenção de lucros
Nosso método de implantação da ISO 9001 está dividido em 7 etapas:
Etapa 1: Contexto ISO 9001
Nesta etapa são abordados aspectos relacionados ao entendimento do contexto da organização, os fatores que podem afetar o Sistema de Gestão da Qualidade, as necessidades e expectativas das partes interessadas. Neste momento também definiremos o Escopo do Sistema de Gestão da Qualidade, que delimitará a sua abrangência. Finalizando esta etapa realizaremos um mapeamento de todos os processos do SGQ, determinando entradas, saídas, recursos e monitoramentos e medições realizadas, etapa fundamental para a sua ISO 9001.
Etapa 2: Liderança
Nesta etapa são abordados os aspectos relacionados à liderança e comprometimento da organização com o Sistema de Gestão da Qualidade e sua integração aos processos de negócio. Neste momento também definiremos a Política da Qualidade e sua divulgação, além dos meios para que a Alta Gerência assegure o foco no cliente. Finalizando esta etapa, serão determinadas as responsabilidades e autoridades para as funções relevantes para o bom desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade. Seu sistema ISO 9001 está tomando forma.
Etapa 3: Planejamento do SGQ
Esta etapa é fundamental para o sucesso da implantação e posterior operação do SGQ. Serão abordados os métodos de análise de riscos, as ações para minimizá-los e métodos de gerenciamento. Neste momento também estabeleceremos os objetivos da qualidade e as ações para atingi-los Finalizando esta etapa, serão criados os procedimentos de Gerenciamento de Mudanças.
Etapa 4: Suporte
Esta etapa vai definir todo o suporte necessário para a operação tais como: conhecimento necessário, as competências das pessoas, a infraestrutura e condições ambientais para a obtenção da Qualidade especificada. Finalizando esta etapa, serão determinados os procedimentos para gestão da informação documentada necessária para a execução da operação, bem como para demonstrar que a mesma é executada de acordo com as regras estabelecidas.
Etapa 5: Operação
Esta etapa vai definir os requisitos e procedimentos dos processos operacionais, (comercialização, desenvolvimento de produtos, aquisição, execução dos serviços contratados, fabricação, armazenagem, entrega, etc.). Neste momento também estabeleceremos processos de identificação e rastreabilidade quando requerido. Finalizando esta etapa, serão determinados os procedimentos para controle de Não Conformidades ocorridas nestes processos.
Etapa 6: Desempenho
Esta etapa vai definir os requisitos e procedimentos de medição e monitoramento dos processos, análise e avaliação do desempenho dos processos. Neste momento também estabeleceremos os procedimentos e condições necessárias para a realização de auditorias internas. Finalizando esta etapa, serão determinados os procedimentos para a Revisão Gerencial do Sistema de Gestão da Qualidade.
Etapa 7: Melhorias
Esta última etapa vai determinar os procedimentos para ações corretivas com o objetivo de eliminar causas de não conformidades. Neste momento também estabeleceremos os procedimentos e métodos para assegurar a melhoria contínua dos serviços e dos processos do SGQ. Finalizando esta etapa, seu sistema de gestão da qualidade estará apto a receber a auditoria do organismo certificador.
A SGQ é líder em consultoria ISO 9001. Já auxiliamos centenas de empresas em suas certificações.
Visite nosso site institucional